Nossas Abordagens
Psicologia, é a área da ciência que estuda a mente e o comportamento humano e as suas interações com o ambiente físico e social. A palavra provém dos termos gregos psico (alma) e logía (estudo). O objetivo da psicologia é diagnosticar, compreender, explicar e orientar a mudança de comportamentos humanos.
A psicologia estuda como as influências externas (a convivência com outras pessoas, familiares e as experiências de vida de cada indivíduo) e até mesmo internas (como crenças, valores e visão de mundo), afetam a forma do ser humano pensar, sentir e agir.
Neuropsicologia, utiliza testes e instrumentos para avaliar as funções cognitivas de um indivíduo. Esses testes medem habilidades específicas, como memória, atenção, linguagem, percepção, raciocínio lógico e habilidades motoras. A partir dos resultados dessas estimativas, os neuropsicólogos podem identificar padrões de funcionamento cognitivo e detecção de déficits ou alterações relacionadas ao cérebro. Importância da Avaliação Neuropsicológica: A avaliação neuropsicológica é fundamental para compreender como o cérebro de um indivíduo está funcionando em relação às funções cognitivas e comportamentais. Essa avaliação é especialmente útil quando há suspeita de lesões, distúrbios emocionais, transtornos do desenvolvimento ou quadros de declínio cognitivo.
Hipnose, é um estado profundo de relaxamento onde é afastado e desligado o senso crítico do racional, acessando as informações do subconsciente. Hipnose é uma técnica que instala sugestões positivas em sua mente inconsciente. Com as sugestões corretas, é possível alterar: A maneira como você pensa; A maneira como você se sente; A maneira como você se comporta.
A hipnose pode abordar a raiz do seu problema – não apenas os sintomas – e te ajudar a lidar com eles. E ela faz isso de forma direta, melhor do que qualquer outra forma de terapia.
Psicanálise
A psicanálise é uma teoria psicológica criada por Sigmund Freud que se baseia na exploração de padrões inconscientes de pensamento para ajudar na compreensão das motivações, desejos e comportamentos humanos. O objetivo da psicanálise é ajudar os pacientes a entender e lidar melhor com suas emoções, problemas e conflitos internos. A psicanálise envolve técnicas como associação livre, análise de sonhos e interpretação de símbolos, que ajudam a desvendar os pensamentos e sentimentos inconscientes. A psicanálise é utilizada para tratar diversos distúrbios psicológicos, como a depressão, o transtorno de ansiedade e o transtorno obsessivo-compulsivo.
Terapia cognitivo comportamental
A Terapia Cognitivo Comportamental ou TCC é uma abordagem da psicoterapia baseada na combinação de conceitos do Behaviorismo radical com teorias cognitivas. A TCC entende a forma como o ser humano interpreta os acontecimentos como aquilo que nos afeta, e não os acontecimentos em si. Ou seja: é a forma como cada pessoa vê, sente e pensa com relação à uma situação que causa desconforto, dor, incômodo, tristeza ou qualquer outra sensação negativa.
Terapia de Análise Corporal
A terapia pela Análise Corporal, também conhecida como Análise Bioenergética, é uma abordagem terapêutica que combina conceitos da psicoterapia tradicional com a observação e compreensão da linguagem corporal e das respostas somáticas do paciente. Foi desenvolvido por Alexander Lowen, um psicanalista e psicoterapeuta americano. Essa forma de terapia reconhece que nossas experiências emocionais e traumas podem ser expressos através do corpo. Dessa forma, a terapia pela Análise Corporal busca ajudar os indivíduos a estimular o ânimo físico e emocional, aumentar a consciência de seus padrões corporais e melhorar o bem-estar geral. Principais aspectos e técnicas da terapia pela Análise Corporal: 1. Linguagem corporal: A terapia pela Análise Corporal presta atenção especial aos padrões de tensão muscular, postura, movimentos e gestos do paciente. Esses aspectos são considerados reflexos de seus conflitos emocionais internos.