Decifrando o traço de caráter: Esquizoide
- Fernanda Psicoterapias Curitiba
- 23 de out. de 2023
- 2 min de leitura

Vamos agora conhecer separadamente de forma detalhada cada traço de caráter e como ele é formado quais são as características físicas e comportamentais que a pessoa que tem como predominância cada traço de caráter pode apresentar.
Começaremos pelo traço de caráter Esquizoide. Esse traço de caráter é formado devido a traumatizações sofridas ainda dentro do útero.
Um bebé dentro do útero da sua mãe imagina que aquele útero é o seu mundo desta forma não sabe que existe uma mãe, nem que há um mundo fora daquele ambiente conhecido. Esse bebé que reconhece o útero com o seu mundo, toda vez que o útero se contrai seja qual for o motivo a leitura deste bebê é que o "seu mundo" está o rejeitado. E em uma gravidez seja por stress, sustos ou até mesmo se está mamãe não quer esta gravidez a reação física do seu corpo é diminuir o fluxo de sangue para o útero assim o contraindo e deixando este útero desconfortável e desta forma este bebê desenvolve como mecanismo de defesa o traço de carácter Esquizoide com maior ou menor predominância, e neste momento ele passa a ter mais atenção e energia voltada para seu cérebro e assim o mundo das ideias.
Assim sendo temos o traço de caráter mais criativo, intelectual e que vive no mundo da lua. Podemos notar fisicamente que quem tem este traço como seu predominante podemos notar que são pessoas mais uma de longilíneas, magras, com seus ossos aparentes e algumas vezes até com tamanho de sua cabeça desproporcional ao corpo. E podemos trazer também os detalhes de suas tendências de comportamento: serão aquelas pessoas mais voltados para si, que gosta de tecnologia como jogos e ficção, frequentemente são mais introvertidos e que preferem pouco toque físico. E se você conhece alguém assim ou esse alguém é até mesmo você, importante respeitar o seu mundo o seu espaço e sua forma de funcionamento, escutando com paciência e interesse suas ideias, respeitando seu espaço e dando um tempo de solidão (ele (a) precisa de momentos de solitude) e não forçando toque físico sem ter sido iniciado por ele. E se quer ajuda-lo e incentiva-lo lembre que o melhor caminho é trazer para o mundo das ideias e imaginação assim ele (a) entende e se expressa melhor.