top of page

O sentimento de Culpa

  • Foto do escritor: Luciano Stodulny
    Luciano Stodulny
  • 15 de ago. de 2023
  • 2 min de leitura

ree

Na psicanálise, o sentimento de culpa é considerado uma emoção fundamental que está relacionada ao superego, uma das três partes da mente propostas por Freud. O superego é formado pela internalização das regras, normas e valores morais e sociais impostos pela sociedade e pelos pais durante a infância.


O sentimento de culpa surge quando uma pessoa se percebe como tendo violado essas regras e normas internas. Pode estar relacionado a ações reais, como mentir, roubar ou machucar alguém, ou pode ser fruto de fantasias e desejos inconscientes que entram em conflito com as normas internalizadas.


A culpa pode ser dividida em duas formas principais: culpa objetiva e culpa neurótica. A culpa objetiva ocorre quando a pessoa viola uma norma conscientemente, como por exemplo, trair uma pessoa em um relacionamento monogâmico. Já a culpa neurótica tem suas raízes em desejos inconscientes que desafiaram as regras morais internalizadas, como desejos sexuais considerados inaceitáveis pela sociedade.


A psicanálise entende que o sentimento de culpa é uma resposta à ansiedade e ao medo de punição que surgem quando a pessoa se percebe como tendo violado as normas internalizadas. Essa punição pode ocorrer de forma externa, através de reprovações sociais ou consequências legais, mas também pode ser internalizada, através de autocrítica e autorreprovação.


A culpa também pode estar relacionada a questões inconscientes, como complexo de Édipo, uma vez que o superego é formado com base nas regras e normas transmitidas pelos pais. Quando há conflitos não resolvidos na relação com os pais, ou quando há desejos proibidos, esses conflitos podem se manifestar através de sentimentos de culpa.


A psicanálise propõe que o sentimento de culpa é necessário para a construção das normas morais e para o desenvolvimento da consciência. No entanto, quando essa emoção se torna excessiva ou paralisante, pode levar a problemas psicológicos, como baixa autoestima, depressão, ansiedade e comportamentos autodestrutivos. O tratamento psicanalítico busca investigar as origens inconscientes da culpa, trazendo à tona os conflitos e desejos reprimidos que estão por trás desse sentimento. Esse processo de investigação pode ajudar o indivíduo a compreender e lidar de forma mais saudável com os sentimentos de culpa, promovendo seu bem-estar psicológico.

 
 

Contate-nos

Obrigado pelo envio!

17-whatsapp-removebg-preview.png
Instagram-app-logo-removebg-preview.png
20200929102115-removebg-preview.png

R. Domingos Nascimento, 187 - São Francisco - Curitiba - PR, 80520-022

bottom of page